Sallar Isha - Foto Dr Yusuf Adamu

Sallar Isha - Foto Dr Yusuf Adamu

sábado, 17 de julho de 2010

Nomes de Famílias


Listas de Nomes de Famílias Descendente de Mouros e Judeus encontrados no Sahel na Península Ibérica e no Brasil:

Mouros
Abad/Aguilar/Albuquerque/Alcântara/Almeida/Amat (Hamaya)/
Ayelo/Baile/Banda/ Bandera/Barber/Bassa/Bay/Bello/Bouera/
Boyer/Cabre/Camara/Cano/Canut (Canuto)/ Castella/Dali/Davo/
Esteves/Garcia/Gómez/Guerra/Guindo/Leon/Mansilla/Massa/
Massia/Medrid (Madrid)/Mena/Molcá/Montcho (Moncho)/
Montoro (Mantoro)/Mora/ Moreira/Moulero (Mulero)/Mouoga/
Moya/Oro/Ouro/Peregri/Perez/Pina/Prat (Pratt)/ Rodriguez/
Segala/Sarro/Sastre/Segui/Seró/Tormo/.

Judeus Espanhóis no Marrocos
Albaz (Elva)/Almosnino/Arroyo/Bacri/Ballestero/BelHijia/Belijia/Benamor/
Benaquet/Bencagua/Bencebi/Bendarhan/Benichu/Bendarhan/Benmonton/
Benseria/ Bensoussan/Bentebria/Benuax/Benxequeron/Benzamerro/
Benzaquem/Berdugo/Bibas/ Biton/Bueno/Cabeça/Cansino/Cardoso/
Castro/Darmon/ElBohar/ElBohori/ElCubi/ElHaique/ElHatat/ElMati/
El Medione/Escudero/Ferro/Franco/Gabisson/Hagay/Herrera/ Hobo/
Maman/Maque/Masias/Mate/Medina/Melequi/Mendil/Messas/Miara/
Molco/ Molho/Monzón/Moreno/Mortera/Marroque/Najeri/Pallache/
Pardo/Pariente/Perez/ Pinto/Portal/Rapez/Rodríguez/Safico/Salama/
Sasportas/Sastre/Satorra/Semerro/ Serrucha/Sevillano/Sultan/Sultão/
Toledano/Vidal/Vital/Zumerros/

Judeus Espanhóis em Portugal Abarrizo/Abenazo/Abet/Abopa/Alcaraz/Álvares/Aranda/Ardutel/Batavias/
Benadret/ Cabanas/Cáceres/Calahorra/Carvajares/Cicioso/Corcoz/Coronel/
Fernandes/Gonçalves/ Maldonado/Niébla/Nunes/Pires/Rodrigues/Seneor/
Soares/Zacuto/

Nomes Mouriscos encontrados dentre os réus da Revolta dos Malês de 1835 no livro de João José Reis.
Arruecu – nome desconhecido entre os Yorubas aos quais este nome está relacionado no referido livro, porém é um nome desconhecido entre os subgrupos Yorubas.
Em nossa análise trata-se de uma deturpação do nome Marruecu, que segundo Xosé Lluiz García Arias em seu livro “Arabismo nel dominiu Llingüisticu Ástur” pág. 208,
editado pela Academia de la Llingua Asturiana e do qual destacamos a seguinte explicação para o referido nome: Marruecu “de Marruecos”; Marruecu” Torpe”,”de mala figura (uma persona)”.Na Nigéria existe o nome próprio Araeko,que é encontrado entre os Yorubas Ekiti,que são majoritariamente cristãos.
Baquim – nome (árabe) de uma cidade da República do Yemen e também nome de família na Espanha e Moçambique. Nome desconhecido entre os Hausas, porém na de réus aparece como sendo um destes. É um nome relacionado ao hebrew Boquim cujo significado é choro ou choroso.
Adolfo Cubi - El Cubi nome morisco encontrado no Marrocos.
Flame – nome encontrado na Espanha; porém como estamos analisando nomes de pessoas muçulmanas, acreditamos que esta grafia Flame é uma onomástica do nome árabe Falâmi que é encontrado na Argélia com variação para Ben Falâmi, uma grande família naquele país. Dentre os Yorubas, o nome Falâmi está associado as famílias muçulmanas.
Urbano Galá – onomástica do nome Galah de uma família da República do Mali.
Gaspar Huguby – onomástica de Ougbi família da cidade de Fès no Marrocos
Mama Adeluz – é uma corruptela do nome Maman de origem Sefaradim proveniente da cidade de Tanger no Marrocos e Adeluz nome espanhol , não tem nenhuma relação com Fulani ou Yoruba ,de acordo com especialistas destas etnias nigeianas.O nome correto seria Mamán Adeluz.
Mamolim – nome que se refere a Mira Mamolim ben Yacob do Marrocos,esta grafia não pertence a língua Hausa ,que utiliza como grafia Malomi que é uma onomástica do nome árabe Mu`allim que tem como significado “senhor” ou “professor” dependendo da região.
Manura - corruptela de Mamura, Mamora ou El Mamura possessão de Portugal no Marrocos no tempo de D.Manuel I -1515.
Namonin – onomástica do nome Namouni nome de uma família da República do Mali, nomes semelhantes no mesmo país, Namory e Namony. No norte da Nigéria encontramos a forma NA’Mallam.
Nicobé – não é um nome de origem Yoruba; é um nome espanhol. Porém existe uma família com o nome Ncobe na África do Sul, acreditamos não haver nenhuma relação com o nome do réu em questão.
Sumeno – onomástica de Sumano nome mourisco e, Soumano nome de uma família “Arma” da República do Mali.
Ao analisarmos estes nomes em epígrafe constantes da referida lista de réus, temos que levar em consideração os adventos como a expulsão dos Mouros da Espanha e Portugal, as peregrinações a Meca bem como as caravanas de mercadores e guerras que ocorreram no Maghreb e no Sahel, e que tiveram reflexos populacionais em várias nações que ficavam ou não na rota destes grandes eventos, de maneira que o estudo de nomes e da própria genealogia referentes aos países da Península Ibérica, países do norte e oeste africano e, em particular sua conexões com o Brasil, que é a nossa referência de trabalho, onde existe um grande número de descendentes de Mouros, Judeus e Africanos de várias nações; é salutar que se estude estes eventos que na realidade são anteriores ao fervilhar da escravidão no Brasil e neste caso particular,a conexão e participação de descendentes de mouriscos neste importante evento ocorrido na Bahia em 1835 o mais importante dentre outros do mesmo gênero como também a etimologia dos nomes por causa das transliterações,sobretudo nos nomes de origem árabe ou muçulmanos,pois sabemos que existe uma infinidade de erros em documentos diversos relacionados aos imigrantes,sejam eles forçados ou não.É importante também salientar que a figura do “Declarante” é uma realidade,onde muitos nomes e sobrenomes eram escritos da forma como se pronunciava.
As migrações para o território africano, após a saída dos Mouros e Judeus da Península Ibérica bem como as diversas incursões e caravanas dos árabes e persas,as migrações internas ,geraram muitos casamentos e consequentemente muitos filhos,como mencionamos anteriormente.Uthman Dan Fodio por exemplo saiu do Senegal com muitos homens em direção ao norte da Nigéria,hoje temos muitos descendentes de senegaleses no norte da Nigéria.
Quando da expulsão dos Mouros da Espanha, muitos se refugiaram na Nigéria que ainda hoje guarda muitas tradições e nomes de mouriscos nas famílias, sobretudo na região dos Hausas que segundo algumas tradições tem como patriarca um homem de
Bagdá no Iraque. Já os Judeus Yorubas tem em seu vocabulário muitas palavras do
Aramaico associada a língua yoruba
Ainda com relação aos Yorubas há pesquisas que dizem ser os mesmos oriundos de Canaan, devido a muitas tradições, que vão desde as cerimônias de nomes de crianças,circuncisão e outras.A palavra Baale (senhor) vem do hebrew Baal (senhor),Alufá (professor de religião,crente,devotado) tem como similar no hebrew Há-Alufá,Alûf ou Alûfi (crente,fiel,devotado),oro (luz) ,uri(luz) em outras tantas.E também persiste a história de Ben Lamurudu Ben Cush, ligada a Canaan.
Então para não nos furtarmos da verdade e da pesquisa histórica, colocamos como parâmetro estas informações para contribuir para um estudo não parcial no que se refere a “Revolta dos Malês” de 1835,na questão referente a genealogia,uma vez que cremos que estes insurretos deixaram descendentes na Bahia,que possivelmente virão ou já pesquisam suas genealogias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário